[Triste Notícia] Morre aos 90 anos o dublador do Wolverine, Isaac Bardavid

Foi divulgada na tarde desta terça-feira (01/02) uma informação muito triste para os fãs brasileiros de filmes, séries, animações e fãs de dublagens. O ator e dublador Isaac Bardavid faleceu na tarde desta terça-feira aos 90 anos de idade, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O dublador estava internado desde o dia 26 de Janeiro por causa de um enfisema pulmonar e teve uma piora no quadro clínico. No boletim médico divulgado pela família, foi revelado que ele estava inconsciente e que os próprios especialistas que o acompanhavam classificavam o quadro do ator como muito grave.

Nascido em Niteroi-RJ em 13 de Fevereiro de 1931, Bardavid é considerado um dos grandes nomes da dublagem brasileira. Descendente de uma família judia turca, formou-se em Direito em 1976, mas preferiu seguir a carreira na dramaturgia. Como dublador, a voz de Isaac está entre as mais conhecidas do público ao ter já sido cedida para personagens famosos.

O personagem mais icônico que recebeu a voz do dublador provavelmente é o Wolverine, tanto nas versões animadas da década de 1990 como nos filmes live-actions da franquia X-Men da Marvel. Outras vozes icônicas do dublador foram para os personagens Esqueleto das animações de He-Man (também dando voz ao vilão no live-action), Capitão Haddock em As Aventuras de Tintim, Freddy Krueger, Tigrão em Winnie the Pooh (As aventuras do Ursinho Puff) da Disney, Robotnik nas animações de Sonic The Hedgehog, Obi-Wan Kenobi em Star Wars: Uma Nova Esperança, entre outros. Em 2017, Bardavid disse que o filme Logan, da Marvel, seria a última vez em que dublaria o personagem Wolverine. No dia 6 de Março de 2017, conheceu pessoalmente o ator Hugh Jackman durante entrevista do ator australiano no talk-show The Noite com Danilo Gentili do SBT.

Encontro de Isaac Bardavid e Hugh Jackman em 2017 (imagem/reprodução: UOL, SBT)

Além de uma carreira como dublador, Bardavid também atuou como ator em telenovelas da Rede Globo como Escrava Isaura (1976)O Astro (1977)A Padroeira (2001). Ele participou de alguns episódios dos humorísticos Os Trapalhões e Zorra Total. Em 2006 e 2007, Isaac interpretou “Seu Elias Turco” no Sítio do Picapau Amarelo ao substituir José Augusto Branco. Após esse trabalho, foi integrar o elenco da novela Eterna Magia da Globo, no papel do barbeiro Zequinha.

Nós da Equipe Anime Xis lamentamos o falecimento do dublador brasileiro Isaac Bardavid e deixamos aqui nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs.

Fontes: Dublapedia BR no Twitter, Tecmundo, Canal Tech, Wikipedia

– Leia mais sobre Cinema aqui no Anime Xis!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!