Kyoto Animation: 3º aniversário do incêndio criminoso no estúdio tem vídeo memorial em homenagem as vítimas

Há 3 anos, em 18 de Julho de 2019, o mundo dos animes foi abalado por um incêndio criminoso ocorrido no Studio 1 da Kyoto Animation na cidade de Kyoto. Como todos os anos desde 2020, desistiram da ideia de organizar um evento memorial presencial e lançaram um vídeo especial para lembrar as vítimas do ataque.

O vídeo esteve disponível no YouTube apenas durante o dia 18 de Julho no Japão e não estava disponível para compartilhamento. No entanto, fóruns internacionais de notícias de animes compartilharam o vídeo já que não inclui nenhuma animação ou imagem, mas apenas mensagens dos sobreviventes lembrando as pessoas que faleceram há três anos:

O estúdio voltou a pedir aos fãs que se abstivessem de ir ao antigo local do Studio 1 (o que acontecerá com o local e onde será construído um espaço memorial físico ainda está sendo discutido), além de pedir que as pessoas não enviem flores ou presentes para estúdio, pois não serão aceitos.

A Kyoto Animation disse em seu comunicado de imprensa no início deste mês: “Quase três anos se passaram desde o incidente que ocorreu em nosso primeiro estúdio. Com dor em nossos corações, produzimos animações enquanto nos apoiamos e continuamos avançando dia a dia desde então. Apesar de termos pensado em realizar a cerimónia comemorativa para rezar, decidimos transmitir o vídeo comemorativo no nosso canal de YouTube, tal como fizemos no ano passado”.

O aviso aos fãs para não comparecerem ao local onde estavam as instalações da Kyoto Animation certamente se refere ao fato de que os moradores do local solicitaram veementemente que o local não acumulasse multidões que “alterem” a tranquilidade da área, mesmo motivo pelo qual fazem também não querem que um monumento seja erguido no local.



Em 18 de Julho 2019, um incêndio devastador aconteceu no prédio do Studio 1 da Kyoto Animation. Um total de 70 pessoas estavam dentro do prédio no momento. O incêndio matou 36 pessoas e feriu outras 33, entre elas, editores, roteiristas e diretores que trabalharam em diversos animes. Além dessas vítimas, um homem de 40 anos a caminho do trabalho na área sofreu ferimentos leves por inalação de fumaça.

A polícia da província de Kyoto prendeu o suspeito de 41 anos que supostamente usava gasolina para iniciar o incêndio e está estão investigando o caso como incêndio criminoso. O homem supostamente comprou 40 litros de gasolina em dois cilindros e usou um carrinho para transportar a gasolina para o edifício Studio 1 da Kyoto Animation.

O governo da prefeitura de Kyoto ainda estava em processo de determinar a distribuição de 3.314.438.000 ienes (cerca de US$ 30 milhões) em doações para os feridos e as famílias das vítimas do ataque em Abril. O jornal Mainichi Shimbun informou em Janeiro que o Labor Bureau Kyoto tinha começado a pagar a compensação dos trabalhadores para as famílias das vítimas e aqueles que foram feridos no ataque incendiário na Kyoto Animation.

A Kyoto Animation colocou seus trabalho em hiato em 13 de Abril 2020, mas dessa vez é devido à nova pandemia de doença por Coronavírus COVID-19. O estúdio originalmente planejava que o hiato durasse um mês, mas o estendeu até o final de Maio. Durante o hiato, a empresa está apenas atualizando seu site, respondendo a perguntas feitas por meio de seu formulário e enviando pedidos de sua loja.

Conforme divulgamos aqui no Anime Xis, o trabalho de demolição do edifício Studio 1 da Kyoto Animation foi concluído em 28 de Abril 2020. O estúdio também voltou a recrutar funcionários em Julho 2020.

Em março deste ano, a empresa fechou a sua loja física de mercadorias Kyoani & Do Shop! em Uji, Kyoto.

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: Comic Natalie, Kudasai, ANN

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!