{Quinta-Sama} 70 anos do naufrágio do Yamato

O Quinta-Sama dessa semana é um pouco histórico. Hoje, vou falar um pouquinho do poderoso encouraçado Yamato, um orgulho da Marinha Imperial Japonesa na Segunda Guerra Mundial. Nesta semana no Japão, foi celebrado o aniversário de 70 anos de seu naufrágio em combate contra as forças aliadas- lideradas pelos EUA - onde houve muitas homenagens ao navio e suas vitimas.
Lembrando, que este artigo é apenas para mera curiosidade, sem intenção de menosprezar ou ofender nomes ou pessoas relacionadas. Desfrute-o como um simples passatempo. Boa leitura!

yamato - imagem 03O encouraçado Yamato, que foi afundado em combate há 70 anos em meio a Segunda Guerra Mundial, quando morreram quase 3 mil tripulantes, até hoje ele é lembrado como um simbolo de orgulho da Marinha Imperial Japonesa.

Quinta-Sama - Yamato

O Navio Yamato:

Yamato ( 大和 ), com o nome da antiga Província japonesa Yamato, atual prefeitura de Nara, foi o navio principal da classe Yamato de navios de guerra que serviu na Marinha Imperial Japonesa durante a Segunda Guerra Mundial. Ele e seu navio irmão, Musashi, foram os maiores navios de guerra e mais poderosos já construídos.

Embora os planos iniciais da Marinha Imperial do Japão implicassem a construção de quatro super-couraçados do tipo do Yamato, apenas dois foram efetivamente construídos.

Marinha Imperial japonesa
Marinha Imperial japonesa

O Encouraçado Yamato foi lançado ao mar em 8 de agosto de 1940 e comissionado em 16 de dezembro de 1941 (nove dias após Pearl Harbor). O Yamato foi ligeiramente danificado por um submarino em Dezembro de 1943, altura em que voltou aos estaleiros, sendo substituído pelo seu irmão gêmeo o Musashi. Posteriormente o Musashi foi danificado em Março de 1944. Ambos os navios estavam novamente ao serviço em Outubro de 1944 para participar na batalha do golfo de Leyte. Porém, o Yamato não disparou seus grandes canhões contra nenhum navio até 24 de Outubro de 1944, no ataque junto com a frota de superfície japonesa aos porta-aviões,  escoltas e destróieres americanos, na Batalha de Samar.

A última batalha do Yamato foi em 07 de Abril de 1945, ao norte da ilha de Okinawa no mar do Pacifico, numa operação kamikaze que ficou conhecida como Ten-Go.

Comandante(s):

  • Chiaki Matsuda
  • Nobuei Morishita
  • Kōsaku Aruga

Seu construtor:

Construído nos estaleiros de Kure, foi projetado pelo gênio de construção naval, Dr. Hisashi Shinto (que não costuma ser mencionado), que depois da guerra continuou a trabalhar na Ishikawajima Harima e veio colaborar com o Brasil. Foi o projetor do navio “ore-oil” e todos os equipamentos para a utilização do sistema de logística que viabilizou a exportação do minério brasileiro da Vale do Rio Doce para o Japão, tendo como carga de retorno o petróleo do Golfo Pérsico. Foi também o primeiro presidente da NTT – Nippon Telegraph and Telephone, que, privatizado, tornou-se a maior empresa do mundo.

Características Gerais:

Yamato - especificaçoes

  • Deslocamento: 65.027t (padrão) – 71.659t (carregado)
  • Comprimento: 263 m
  • Boca: 38.9 m
  • Calado: 11 m
  • Propulsão: 12 caldeiras Kampon – 4 turbinas a vapor – 4 hélices de três lâminas
  • Velocidade: 27 nós (50 km/h)
  • Autonomia: 7.200 milhas náuticas à 16 nós (13.334 km à 30km/h)

Blindagem: 650 mm na frente das torres – 410 mm nas laterais – 200 mm no convés central – 226.5 mm nas pontas do convés

Armamento (1941):

  • 9 canhões de 460 mm
  • 12 canhões de 155 mm
  • 12 canhões de 127 mm
  • 24 canhões de 25 mm
  • 4 canhões de 132 mm

Armamento (1945):

  • 9 canhões de 460 mm
  • 6 canhões de 155 mm
  • 24 canhões de 127 mm
  • 162 canhões de 25 mm antiaéreos
  • 4 canhões de 132 mm
  • Aeronaves: 7

Tripulação: 2.500 – 2.800

Yamato - imagem 05
Proa do Navio, apresentando seu equipamento balístico.

A Última Batalha:

Abaixo, segue um pequeno resumo, usando contextos históricos sobre a última batalha do Yamato:

Em abril de 1945, o Yamato reuniu uma pequena esquadra e empreendeu a última ofensiva da Marinha japonesa, conhecida como Operação Ten-Go. Tentava chegar em Okinawa para deter os navios inimigos. Essa ofensiva se tratava de uma verdadeira missão kamikaze, tendo o Yamato como peça principal para tentar afundar o máximo possível de navios das forças aliadas.

Tendo como palco o mar do Pacifico, a batalha demonstrou a supremacia aérea dos Estados Unidos e também a vulnerabilidade dos navios de superfície sem cobertura aérea para um contra-ataque. A batalha também exibiu a disposição do Japão a sacrificar navios inteiros, até mesmo o orgulho de sua frota, em ataques kamikazes desesperados destinados a retardar o avanço dos aliados dos EUA sobre as ilhas japonesas. Este extremismo supostamente contribuíram para a decisão dos Estados Unidos de empregar armas nucleares contra os japoneses.

A frota da Yamato consistem em oito destróieres e uma Cruiser Light:

CL Yahagi
DD Isokaze
DD Hamakaze
DD Yukikaze (único sobrevivente na Operação Ten-Go)
DD Kasumi
DD Hatsushimo
DD Asashimo
DD Fuyuzuki
DD Shimotsuki

Mas a missão praticamente fracassou, já que no dia 07 de Abril de 1945, o gigantesco Yamato foi localizado e cercado por aproximadamente 380 aviões norte-americanos, sendo bombardeado de maneira intensiva.

yamato battleship
Imagem reproduzida no filme “Otoko-tachi no Yamato” de 2005

Segundo conta a história, o Yamato parou as 14:05 daquele dia após a casa de máquinas ser inundada, porém, o Almirante Ito e o Capitão Aruga, junto a tripulação sobrevivente se recusaram a abandonar o navio e continuaram a enfrentar os aviões dos EUA. As 14:20, o navio começou a  afundar e 3 minutos mais tarde, houve uma grande explosão tão grande, que teria sido ouvida e visto 200km do local. O gigante, ferido que adernou e em seguida explodiu, afundou levando consigo entre 2500 dos 2800 tripulantes. Os americanos perderam apenas 10 aviões e 12 aviadores.

Provavelmente, esta imagem é de poucos momentos após a explosão do navio.
Provavelmente, esta imagem é de poucos momentos após a explosão do navio.

A Marinha Imperial Japonesa, terminou na quase que completa aniquilação durante os dias finais da Segunda Guerra Mundial em 1945, em grande parte pela Marinha dos Estados Unidos (USN).

Em 1985, o local onde o navio repousa foi localizado a 200km ao norte da Ilha de Okinawa, mas segundo informações, o navio encontra-se muito danificado e impossível de ser emergido.

Homenagens:

No dia 07 de Abril de 2015, foi celebrado em todo o Japão e em diversas partes do mundo, cerimonias em homenagem aos 70 anos do naufrágio do Navio Yamato e seus soldados que combateram naquela batalha.

Yamato - 70th celebation 02

Abaixo, você tem fotos da celebração ocorrida em Kure, Prefeitura de Hiroshima, onde o navio de guerra foi construído e teve a presença de cerca de 300 pessoas, incluindo famílias enlutadas que participaram da cerimônia no memorial onde eles lamentaram a perda dos membros da tripulação e rezou pela paz.

A cerimônia foi realizada pelo Senkan Yamato Ai, um grupo composto por ex-membros da tripulação, as suas famílias e membros voluntários. O grupo foi reorganizado no ano passado.

Yamato - 70th celebation 01 Yamato - 70th celebation 03

Enquanto isso, o Museu Naval de Kure, no Japão, contém uma gigantesca maquete na escala 1:10, fielmente reproduzindo o mais famoso, poderoso e incrível navio de guerra convencional jamais construído, o Encouraçado Yamato, da Marinha Imperial do Japão.

Yamato - 1-10 replica

Yamato no Cinema, Games e Animes:

  • Otoko-tachi no Yamato

Em 2005, o filme japonês Otoko-tachi no Yamato (男 た ち の 大 和, lit. “Yamato dos homens” / Br: Yamato), conta a história da última batalha deste navio. Foi construída uma réplica em tamanho natural do Yamato para servir de cenário para a realização do filme. Depois das filmagens esta réplica foi transformada em um museu.

Otoko-tachi no Yamato

  • Space Battleship Yamato

Em várias séries de animes, o navio também é muito lembrado. Um dos mais conhecidos é Space Battleship Yamato de 1974, conta às aventuras da tripulação do encouraçado espacial Yamato, adaptado para viagens espaciais no ano de 2199, a space Battleship Yamato - animexispartir do encouraçado japonês Yamato, afundando na Segunda Guerra Mundial. Até então, seus destroços estavam encalhados no fundo do oceano. Foi adaptado para ser a última esperança da Terra na resistência contra os ataques do planeta Gamilon.

De fato, a animação faz grande referência à marinha japonesa. No início da série é apresentada a história do Yamato e seus últimos momentos antes de ser afundado por um bombardeio da Força Aérea dos Estados Unidos. As naves e as formações de combate são inspiradas em batalhas navais.

Além disso discute-se se os Gamilons seriam uma metáfora, ou ao menos uma referência aos americanos. O anime de certa forma visa elevar a auto-estima do povo japonês com sua referência de caráter heroico à sua marinha.

Space Battleship Yamato é uma das mais bem sucedidas séries de animes. A história de ficção cientifica militar e aventura teve 3 três séries de televisão entre 1974 à 1981 e mais 5 longa-metragens para o cinema (incluindo uma produção em live-action) e um novo filme de animação está para estrear em Dezembro de 2014. Além disso, a série deu origem a uma série de mangá spin-off intitulado Cosmoship Yamato que obteve 3 volumes entre Novembro de 1974 à Abril de 1975.

No Brasil, o anime chegou a ser exibido na Rede Record de Televisão, que após um incêndio na emissora, os direitos da série foram passados para a extinta Rede Manchete de Televisão em meados da década de 1980.

A versão do filme Space Battleship Yamato de 2010 é um remake da versão do anime de 1974.

Space Battleship Yamato

  • Kantai Collection

Mais recentemente, a série de jogos e animes Kantai Collection -KanColle-, que retrata os navios da Segunda Guerra Mundial em forma antropomórfica de garotas-navios. Quem acompanha a série de jogos e animes, vai se deparar com o fato de todas as personagens terem os nomes e terem seus armamentos inspirados em vários modelos de navios da Marinha Japonesa e é claro, KanColle também apresenta Yamato como uma de suas personagens.

Em posição de batalha, Yamato é retratada – claro, em forma de uma linda garota –  com todo seu armamento pesado para uso no game original, que da mesma maneira também foi apresentada na série em anime de TV entre Janeiro a Março de 2015.

O detalhe, é que assim como o verdadeiro navio Yamato, a personagem no anime quase nunca participa de batalhas.

Kantai Collection - PS Vita 06

  • World of Warships

No PC game World of Warships, o Navio de guerra Yamato também marca presença:

yamato - battleship

Com certeza, o naufrágio do encouraçado Yamato trata-se de um importante marco da Segunda Guerra Mundial não apenas para os japoneses, mas para o reconhecimento de muitos historiadores de todo o planeta. A tripulação que lutou bravamente, mesmo sendo derrotada é sim um motivo de orgulho e heroísmo para os japoneses. Assim, fica aqui a homenagem à este importantíssimo ícone da história.

Espero que vocês tenham gostado do artigo de hoje, semana que vêm tem mais!

– Artigo elaborado com base aos seguintes sites de historiadores: Pbrasil / Blog Emanuel Silva / Asia Comentada / Wikipedia / Corta-se Fitas

– E ai, o que você acha? Já conhecia a história do Navio Yamato? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

Confira outros artigos do Quinta-Sama aqui no Anime Xis!