Equipe do “Pânico na Band” exagera e é banida da CCXP!

CCXP LogoComic Con Experience 2015, que reuniu cerca de 100.000 fãs de cultura pop em São Paulo entre os dias 03 à 06 Dezembro foi sem dúvidas um grande sucesso. É o segundo ano que o evento é realizado e novamente, recebeu convidados ilustres do mundo dos cinemas, TV, quadrinhos, ilustrações, etc.

Como qualquer convenção de cultura pop, há também os cosplayers que se caracterizam de seus personagens preferidos e transmitem um pouco de sua alegria as pessoas que estão no evento. Porém, parece que nem tudo foram flores e infelizmente, há pessoas que, ao invés de aplaudir, apreciar e tirar fotos, preferem tirar sarro da forma desses fãs demonstrarem seus trabalhos e suas paixões por esta cultura.

Nesta segunda-feira, 07 de Dezembro, um dia após o encerramento da CCXP 2015, a equipe de organização do evento soltou uma nota de repúdio na internet contra o programa de TV “Pânico na Band”, que é exibido aos domingos a noite na Rede Bandeirantes de Televisão. O humorístico semanal apresenta diversos quadros de comédia e muitas vezes, manda seus repórteres à diversos tipos de eventos de vários tipos, incluindo eventos de cultura pop, como nas muitas vezes que eles estiveram presentes no Anime Friends, Campus Party Brasil, Festival do Japão, etc.

Pânico na Band - cosplay Myo - CCXP 2015

No quadro em questão, apresentado por Lucas Maciel e pela panicat Aline Mineiro onde eles tinham a intenção de “causar com os nerds”. Mas rendeu constrangimento quando uma das frequentadoras da Comic Con, vestida da personagem StarFire, de Os Jovens Titãs, foi lambida pelo repórter.

A cosplayer Myo Tsubasa (a que aparece na imagem acima) relatou o ocorrido em sua página no facebook. Clique aqui para ler por completo.

Myo Tsubasa - CCXP 2015 - Nota de repudio

Em outro momento, ao abordar duas cosplayers, mãe e filha, Lucas Maciel disse que “com uma mãe dessas, mamava até os 30”. Ainda com as mesmas participantes visivelmente incomodadas, o repórter afirmou “tá as duas aqui e a pia de louça tá cheia lá em casa, né?”

Esses foram apenas dois de vários casos relatados por visitantes do CCXP 2015 durante o evento. Motivos suficientes para que a organização lança-se uma nota de repúdio contra o programa pela internet, nesta segunda-feira.

Em alguns trechos da nota, a equipe destaca:

“É com tristeza e um sentimento de desgosto, então, que assistimos à maneira como o programa Pânico na Band, incapaz de lidar com o diferente, traz para dentro da CCXP seus preconceitos de gênero e seu franco desrespeito, entrevistando cosplayers com grosseria – chegando a lamber uma visitante. Depois desse incidente lamentável o Pânico na Band foi banido da CCXP 2015 e de todas as atividades organizadas a partir de hoje.”

Em outro ponto, a equipe cita que este tipo de atitude da equipe do Pânico na Band é um retrocesso e ninguém pode mais aceitar isso:

“Não se trata aqui de discutir limites de humor. A cobertura do Pânico na Band da CCXP 2014, inclusive, foi muito bem-humorada e eles foram credenciados para a nova edição dentro desse espírito. No entanto, assédios moral e sexual são temas seriíssimos e preocupações constantes em convenções de cultura pop no mundo inteiro – assim como fora delas. As atitudes do Pânico na Band dentro da CCXP representam um retrocesso que não podemos aceitar. Ninguém pode, não mais.”

Com isso, a organização do Comic Con Experience baniu de vez as participações da equipe do Pânico na Band no evento.

Clique e leia a nota completa, divulgada pelo facebook.

A Crônica:

Neste momento eu dou meus parabéns à equipe organizadora do Comic Con Experience, a equipe do site Omelete (co-organizador), a todos os outros sites cultura geek, páginas do facebook e contas no twitter, que compartilharam a notícia e que também se declararam contra a atitude do programa Pânico na Band. É uma pena e também um retrocesso de pensamentos quando temos um programa popular de televisão, com bons humoristas e em uma grande emissora, tentar “causar” com os participantes do evento, chegando ao ponto de constrange-los e desmoraliza-lo. TODA E QUALQUER CULTURA TEM QUE SER RESPEITADA.

Uma pena também que essa equipe do programa acaba queimando e muito o nome da Rede Bandeirantes, que é um grupo de comunicação que sempre apoiou e divulgou esse tipo de evento em suas rádios, TVs e internet. Espero sim que a Band possa tomar atitudes cabíveis necessárias contra os ocorridos causados pelos seus funcionários.

Nós da equipe Anime Xis, apaixonados e incentivadores da cultura nerd, seja em animes, mangás, séries, filmes, games, TVs, cosplays, etc., e que a mais de 10 anos realiza e participa de eventos para fãs de animes com participações de cosplays e também divulga vários eventos de cultura pop no Brasil e em vários lugares do mundo, também repudiamos as atitudes e a reportagem do programa Pânico na Band. Também, deixamos aqui nosso apoio para a cosplayer Myo Tsubasa e todas as pessoas que foram constrangidas pelos repórteres desse programa.

Que esse ocorrido se torne um incentivo ainda maior para que nunca possamos deixar de demonstrar as pessoas a nossa paixão com a cultura pop e as nossas alegrias de poder trazer um pouco do mundo da ficção para a realidade.

Para quem quiser, abaixo, pode conferir a matéria completa que ao ar no programa de TV:

https://www.youtube.com/watch?v=ews4gCafWhs

Fique atento: Durante as próximas semanas, você poderá conferir as nossas matérias da Comic Con Experience, aqui no Anime Xis!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso Canal no Youtube?

Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!