Japão: A maior biblioteca de mangás do mundo está sendo planejada em Tokushima!

A empresa de livros eletrônicos Media Do presidida por Yasushi Fujita (43) está cooperando com sua cidade natal de Naka, Tokushima para abrir uma biblioteca de mangás no lugar de uma antiga escola. A biblioteca terá mais de 300.000 livros de mangá, tornando-se a maior biblioteca de mangá do mundo, maior até do que o Museu Internacional de Mangá de Kyoto. O projeto está planejado para conclusão no final do ano fiscal de 2018.

Prédio da antiga escola primária em Naka, Tokushima

Fujita estima que o projeto da biblioteca custará 200 a 300 milhões de ienes (cerca de US$ 1,8 a 2,7 milhões) e ele está pessoalmente fazendo o investimento. Ele já trabalhou em outros projetos de revitalização para a cidade de Naka.

A biblioteca incluirá mangás – obras japonesas clássicas de criadores como Osamu Tezuka, Shigeru Mizuki e Go Nagai – assim como novos títulos populares. Além de emprestar livros físicos, a biblioteca permitirá empréstimos digitais.

A escola primária fechou em Março desde ano. O Museu Internacional de Mangá de Kyoto, do mesmo modo também foi construído em um prédio onde funcionava uma antiga escola primária.

Legisladores japoneses formaram um grupo no ano passado para planejar um Centro Nacional de Mangá, um ramo da National Diet Library existente, como parte da iniciativa Cool Japan. O museu proposto seria aberto antes da primavera de 2020, pouco antes das Olimpíadas de Tóquio de 2020.

Yoshihiro Yonezawa Memorial Library of Manga and Subculture foi aberto na Universidade Meiji em 2009, com planos de expandir para uma instalação maior, chamada Tokyo International Manga Library, com mais de 2,5 milhões de publicações. No entanto, ele foi adiado por tempo indeterminado, em relação à abertura prevista para o ano de 2014.

O Museu Internacional de Manga de Kyoto abriu em 2006. Embora não seja estritamente uma biblioteca de mangás, os visitantes podem pagar 800 ienes (cerca de US$ 7,00 com descontos estudantis disponíveis) por dia para entrar no museu e ler os livros de seu acervo.

Não, este ainda não é o país das maravilhas!

Eis aí uma ideia que vem acontecendo no mundo de hoje. Apesar de tanta tecnologia e a construção de novos espaços e edificações mais modernas, é mostrada a importância da revitalização da cidade, principalmente na preservação do antigo prédio que funcionava a escola para ser transformada em um local com uma nova ocupação e atividade.

Quando inaugurar, já sabem né? Se passarem por lá, nos mandem fotos! 😀

Fonte: Tokushima Shimbun

  • E ai, o que acha? Será que você encontrará seus mangás preferidos por lá? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

– Confira outras curiosidades aqui no Anime Xis!

Leia mais sobre Mangás aqui no Anime Xis!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter: @Anime_Xis e Instagram: Anime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas