[Triste Notícia] Morre aos 90 anos o co-criador de Spider-Man, Steve Ditko

Foi anunciado neste fim de semana que o artista de quadrinhos norte-americano Steve Ditko faleceu aos 90 anos de idade no dia 29 de Junho. Ele foi encontrado morto em seu apartamento, em Manhattan, Nova York. A polícia acredita que o artista morreu dois dias antes, mas não confirmou a causa da morte, inicialmente identificada como um infarto provocado por uma doença vascular e pela hipertensão.

Nascido em 2 de Novembro de 1927, em Johnstown, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, Steve “Stephen J.” Ditko começou sua carreira nos quadrinhos quando estava alistado no exército – na Alemanha Ocidental, após a Segunda Guerra –, desenhando para tiras para os jornais associados aos militares. Quando deu baixa, em 1950, estudou arte com Jerry Robinson, na Cartoonist and Illustration School, em Nova York.

Em 1953, trabalhou no estúdio de Jack Kirby e Joe Simon, como arte-finalista, sob a supervisão de Mort Meskin. Nesse período, passou a desenhar para a Charlton Comics, fazendo HQs, de horror, mistério e ficção científica, o mesmo tipo de material que desenhou para a Atlas e a Marvel Comics, antes de 1961.

Na Charlton, ele se destacou reformulando o Besouro Azul (Ted Kord), personagem que ilustrou por bastante tempo. Em 1954, Ditko contraiu tuberculose e voltou para sua cidade natal para se recuperar da doença. Na época, parou de fazer quadrinhos por vários meses. Ele retornou a Nova York no ano seguinte, retomando os contatos e reingressou no mercado.

Em Março de 1960, criou o Capitão Átomo, que surgiu em Space Adventures # 33, outra revista da Charlton Comics.

Ditko é talvez mais conhecido como o co-criador do personagem cômico do Homem-Aranha junto à Stan Lee, que acabou se tornando um dos personagens mais conhecidos e icônicos da Marvel Comics. Ele também criou o personagem icônico Doctor Strange. Outros personagens que ele criou incluem Squirrel Girl, Hawk e Dove, Blue Beetle e The Question.

No ano de 1979, o autor voltaria a trabalhar com a Marvel, em revistas como Machine Man, Micronautas e Rom. Ele desenhou para a editora até quase o final da década de 1990. Um dos últimos personagens criados por Ditko, em parceria com Will Murray, foi a Garota Esquilo.

Muito introvertido, Ditko era interessado na filosofia objetivista de Ayn Rand, e permaneceu fiel aos seus ideais até o final da vida.

Em 2007, Jonathan Ross fez um documentário de uma hora sobre o artista, chamado In Search of Steve Ditko, para o canal BBC 4, com depoimentos de Neil Gaiman, Alan Moore, Mark Millar, Jerry Robinson e Stan Lee.

Além de ter recebido diversos prêmios, como Alley Awards, Inkpot e Inkwell, Ditko e faz parte do Jack Kirby Hall of Fame e do Will Eisner Hall of Fame.

No Twitter, Gaiman escreveu: “Sei que sou uma pessoa diferente porque ele existiu”.

Em uma declaração no sábado, o presidente da Marvel Entertainment, Dan Buckley, disse que o “legado de Ditko nunca será esquecido”.

O diretor de redação da Marvel, CB Cebulski disse: “É impossível colocar em palavras o impacto que Steve Ditko não tinha apenas nos quadrinhos, mas na cultura pop moderna. Com tinta e imaginação, ele emocionava os leitores com aventuras surpreendentes e inspiradoras. Ditko não criou apenas personagens – ele construiu mundos”.

No oriente, o personagem Homem-Aranha inspirou o mangá Spider-Man 1970 de Kazumasa Hirai, Kōsei Ono e Ryōichi Ikegami e, a série de tokusatsu da Toei em 1978 , notável pela inclusão de um robô gigante que o personagem pilotou. Personagens que Ditko criou, incluindo Homem-Aranha e Doutor Estranho, aparecem na série de anime Marvel Disk Wars: The Avengers.

Spider-Man ver. Mangá – 1971

Nós da equipe Anime Xis lamentamos o falecimento de Steve Ditko e deixamos aqui os nossos sentimentos ao familiares, amigos e fãs.

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas