Comiket 94: Fate novamente será a franquia com o maior número de círculos de doujins

Tokyo Big Sight

Estamos à menos de uma semana para a maior convenção de doujins do mundo (e provavelmente um dos maiores eventos de cosplays também). O Comic Market 94, ou Comiket 94 está chegando e significa multidão, filas de fãs, cabines e estandes de grandes empresas e até algumas celebridades fazendo sua estréia no mundo dos doujins (auto-publicações). O evento que duas vezes por ano toma conta de Tokyo Big Sight com enorme fanfarra, mas antes do início do evento, vamos dar uma olhada nas estatísticas do círculo doujin para ver quais séries estão inspirando a maioria das obras de fãs neste verão japonês.

Na edição passada, tivemos uma reviravolta depois de muito tempo, quando as obras franquiadas pela Type-Moon ficaram em 1º lugar com o maior número de círculos de doujins, ultrapassando a lider de eventos anteriores, Kantai Collection, bem como Touhou Project, The IDOLM@STER e Touken Ranbu. Isso pode ser creditado em parte à popularidade do jogo móvel Fate Grand / Order, bem como às muitas adaptações recentes de anime baseadas na franquia.

O site “myrmecoleon” , que regularmente analisa os números das tendências nos Comikets, compartilhou suas previsões com base nos círculos para o Comiket com analises em tags e no Pixiv. Eles observam que ainda há algumas “flutuações” no atendimento, devido em parte ao trabalho de construção para preparar o Tokyo Big Sight para as Olimpíadas de Tóquio de 2020. O evento deste verão tem 40.400 círculos registrados, o que é aproximadamente o mesmo que no ano anterior.

Dos círculos inscritos, a franquia Fate Series da Type-Moon está segurando a liderança por uma margem substancial, superando os números do Comiket 93. Um total de 2.256 círculos neste verão são relacionados a Fate Series, aproximadamente 200 a mais em relação ao evento do inverno.

Pelo jeito a guerra Touhou x KanColle esfriou de vez.

Em segundo lugar está a Kantai Collection, com 1.731 círculos, uma queda do Comiket 93. The iDOLM@STER ficou em terceiro com 1.485 círculos, também apresentando uma queda. Já Touhou Project, que por tantos anos ficava em primeiro lugar disparado e depois ficava pau-a-pau com KanColle, ficou em quarto lugar com 1.355 círculos, mas no seu caso representa um aumento em relação ao Comiket 93.

Abaixo, os números das 20 franquias com mais círculos de doujins no Comiket 94:

01 – Fate Series: 2.256
02 – Kantai Collection: 1.731
03 – The IDOLM@STER: 1.485
04 – Touhou Project: 1.355
05 – Touken Ranbu: 1.067
06 – Love Live!: 595
07 – Azur Lane: 586
08 – Girls und Panzer: 529
09 – Yuri!!! on Ice: 505
10 – Vocaloids: 381
11 – Granblue Fantasy: 287
12 – Tiger & Bunny: 255
13 – Haikyuu!!: 250
14 – Kuroko no Basket: 250
15 – Osomatsu-san: 224
16 – Detective Conan: 197
17 – Attack on Titan: 180
18 – Kemono Friends: 170
19 – Ensemble Stars!: 141
20 – Houseki no Kuni: 15

O evento deste verão marca a primeira vez que Azur Lane se classificou nos melhores círculos dōjin. O jogo de smartphone chinês faz com que os jogadores colecionem navios da Segunda Guerra Mundial de vários países e usem frotas de seis navios para combater os inimigos. A Shanghai Yostar lançou o jogo no Japão em Setembro de 2017, depois de sua estreia na China no mesmo ano.

O myrmecoleon prevê um aumento nos doujins de YouTubers Virtuais começando no próximo ano com um total entre 200 e 300 círculos. Eles também preveem um aumento de doujins da franquia Detective Conan, graças à popularidade do personagem Tōru Amuro. Eles também esperam aumentos nas franquias Fate, Azur LaneBoku no Hero Academia , VocaloidsThe IDOLM@STER com base nas atuais tendências do Pixiv.

DÁ PARA IMAGINAR? UMA MESA LÁ EM BAIXO É UM CIRCULO DE DOUJIN? HAJA GRANA PARA TANTA COISA!

E você já sabe, o Comiket 94 acontece nos dias 10, 11 e 12 de Agosto no Tokyo Big Sight, na capital japonesa e claro, você vai conferir os destaques do evento e as mais belas fotos de cosplays aqui no Anime Xis.

Fonte:  ASCII.jp

– Leia mais sobre o Comiket aqui no Anime Xis!

– Confira outros eventos clicando neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso 
Canal no Youtube?

Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas