Pode isso? Cidade japonesa aprova lei que restringe tempo de videogames para menores

Embora a data em que essa lei vai começar a valer possa parecer piada, já adianto que não tem nada com o 1º de Abril. A Assembléia da Província de Kagawa aprovou em 18 de Março uma lei que restringe o tempo de jogo para as crianças, em uma tentativa de combater o vício em videogames. A ordem entrará em vigor em 1º de Abril e marca a primeira vez que um governo local no Japão estabelece diretrizes para restringir o uso de videogames e smartphones.

As diretrizes não vinculativas restringirão crianças menores de 18 anos de idade à 60 minutos de videogames ou uso de smartphone por dia da semana e 90 minutos nos finais de semana. Também proibiria crianças menores de 18 anos de usar dispositivos de jogos depois das 22h ou 21h para crianças menores de 12 anos. O município não tem planos de aplicar penalidades a famílias que não cumpram as diretrizes e pede que as famílias apliquem regras sob seu próprio critério.

O governo também fornecerá informações e apoio aos pais e escolas sobre medidas para combater o vício em videogame. A portaria solicita ainda que as empresas que desenvolvem ou distribuam jogos evitem fazer games que possam exacerbar comportamentos viciantes, como microtransações e sistemas de gacha baseados em oportunidades.

Parece que aquelas horas a se perder jogando estão com os dias contados para jovens de Kagawa (arte: Kantoku)

A lei foi promulgada por maioria de votos após discussões na assembléia da prefeitura no início deste ano. A questão foi aberta a comentários públicos entre Janeiro e Fevereiro e atraiu 2.615 comentários. 2.269 eram a favor da ordenança, enquanto 334 eram contra. Os resultados estão alinhados com a pesquisa da Wizleap com 1.178 pais de crianças em idade escolar, realizada no final de Janeiro, que constatou que mais de 80% dos pais apóiam restrições no tempo de jogos entre crianças de alguma forma.

Por outro lado, as propostas do governo atraíram críticas on-line, com algumas vozes argumentando que as diretrizes propostas são excessivas. As empresas também eram geralmente contra a lei, com 67 de 71 empresas enviando comentários contra a lei, enquanto nenhuma manifestou apoio.

videogames - Ako - BanG Dream!
Tendo Lei ou não tendo, a Ako já diria o mesmo que o pessoal que transmite futebol na TV: SEGUE O JOGO!!! (imagem: BanG Dream! Girls Band Party)

Nota do editor: Se a idéia vai dar certo, eu não faço ideia, mas particularmente acho bem desnecessário uma lei dessas. A outras questões seriam: Quem vai fiscalizar? Será mesmo que os pais concordariam e vão fazer com que seus filhos cumpram as leis? Já que não vai ter nenhuma penalidade, vai tudo ficar elas por elas? Foi um desperdício de votação? Comentem embaixo o que vocês acham.

OBS: A matéria original foi publicada no Japão na semana da aprovação da lei. Até o momento desta publicação aqui no Anime Xis, não se tem atualizações se ela continuará sendo válida, o que é o mais provável, ou se ela foi revogada.

Fonte: The Japan Times via ANN

– Mais notícias de games? Clique neste link!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!