[Triste Notícia] Morre aos 91 anos o dublador brasileiro Araken Saldanha

Foi divulgada nesta quinta-feira, 9 de Julho o falecimento do dublador brasileiro Araken Saldanha, aos 91 anos de idade. A informação foi revelada por Francisco Brêtas, que foi colega de Saldanha na dublagem do anime Cavaleiros do Zodíaco.

Arakén Correia Pinto Saldanha nasceu em São Paulo no dia 1 de Agosto de 1928. Em sua carreira, além de dublador, ele foi radioator, radialista, locutor, ator e diretor de dublagem.

Araken começou a carreira como ator na extinta TV Tupi aos 26 anos. Em séries, participou de O Falcão Negro na própria TV Tupi, onde trabalhou ao lado do protagonista e também dublador José Parisi. Também na TV, Saldanha participou como ator de novelas como A Cor da Sua Pele (1965)Há Sempre o Amanhã (1960). Ele também interpretou vários personagens em unitários como TV Teatro (1958-1959) e TV de Vanguarda (1952-1967) – programa da extinta Tupi que foi um marco na TV brasileira.

Ingressou na dublagem no começo dos anos 60 pela Gravasom, mas na AIC desenvolveu todo o seu potencial. No começo dos anos 80, dublou na Herbert Richers e nos estúdios da Mauricio de Sousa Produções. Nos anos 90, dublou na Gota Mágica e já na década de 2000 foi para a Álamo. Nos últimos anos estava aposentado devido a uma enfisema pulmonar, mas retornava eventualmente para trabalhos pontuais.

Para os fãs de animes do Brasil, sua voz ficou conhecida na série Cavaleiros do Zodíaco, onde Araken dublou o Mestre Ancião, mestre do Shiryu, em todas as séries e produtos desde a década de 90. Ele também dublou o personagem Cássius. Seu último trabalho em Cavaleiros do Zodíaco foi a primeira temporada da série em 3DCG pela Netflix (neste caso ele dublou apenas o Mestre Ancião, onde fez com muito amor aos fãs da série).

O ator emprestou sua voz também a Hailah, o Imperador da Terra de Shurato, ao Dragão de Seis Estrelas de Dragon Ball GT, Dr. Zoidberg de Futurama e Shendu de As Aventuras de Jackie Chan.

O dublador completaria 92 anos no próximo dia 1º de Agosto. Nós da equipe Anime Xis lamentamos o falecimento do dublador Araken Saldanha e deixamos aqui nossos sentimentos aos familaires, amigos e fãs.

Com informações via CavZodiaco, Observatório da TV, Dublapédia

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!