Cosplayers poderão ser taxadas pelos criadores dos personagens!

Os cosplayers são literalmente um colírio para os olhos de todos os fans de animes, não importa qual seu tipo de história favorita, quando se encontra um cosplayer em eventos ou atualmente mais comum, de forma virtual é incrível e alguns deles para manter o hobby ou até mesmo sobreviver, acabam por cobrar ou pedir doações financeiras para manter essa paixão… esse trabalho.

De alguma maneira até hoje os cosplayers profissionais sempre obtiveram alguma renda divulgando seu trabalho nas redes, participando de concursos, vendendo pack de fotos profissionais e até mesmo vídeos pela internet.

Mas e aí?

Se você fosse um pouco mais a fundo em saber mais sobre o mundo cosplay, sempre surgia a questão: “Perai, se eu gosto de um determinado personagem, produzo cosplay dele e de alguma forma faço dinheiro com isso, estou infringindo alguma Lei de Direitos Autorais?”
Em teoria sim, mas a reprodução para uso pessoal e privado destas roupas não tem problema, além de que os cosplayers sempre foram também uma forma de divulgação dos personagens originais e tudo acabava passando despercebido, o problema real no Japão até então era fazer isso para ganhar dinheiro, como por exemplo um cosmaker que faz roupas e acessórios em série mesmo que seja para amigos ou vender cosplay pela internet.

Como tudo isso ainda é muito complicado, o governo japonês estuda maneiras de regulamentar de forma que as grandes celebridades cosplayers possam pagar taxas referentes a esse lucro sobre personagens de autoria alheia a eles, ou seja, se não houver um tipo de cadastro, a pessoa pode receber uma multa em casa por violação.

Agora imagina procurar todos os devidos licenciadores e solicitar a reprodução ou cadastro de todas suas idéias para faze um cosplay? Não será um processo simples.

Até o momento que escrevo essa matéria, o Governo Japonês ainda não se posicionou sobre uma resposta definitiva, dizendo que está em contato com todos os grandes cosplayers japoneses para entender melhor a situação e chegar num consenso em breve.

A cosplayer Enako, que é uma das mais famosas e também a representante da Cool Japan, um projeto para espalhar a cultura pop dentro e fora do país do Sol Nascente chega a receber até 9 mil dólares por mês apenas com seu trabalho.

Ao que tudo indica, não existe nenhuma possibilidade de proibição e sim uma tentativa de resolver isso de modo que ninguém saia prejudicado com a iniciativa.

Isso que você vê nas imagens é como os fotógrafos se organizam para fazer fotos das principais estrelas no Japão durante a Comiket!

Minha Opinião:

Se for como o governo se pronunciou, acredito não haver problemas pois estão tentando encontrar um meio termo entre manter a diversão e equilibrar ganhos entre os criadores e fans, mesmo aqueles que nem conhecem a obra mas fazem ótimos cosplayers para seguir lucrando(nada contra). Porque desde uma foto que vá para o Instagram até venda de pacotes  de fotos já foi motivo para empresas agirem legalmente sobre essas pessoas sem nenhum tipo de aviso prévio e com isso regulamentado. Tendo regras fixas, pode-se evitar muita dor de cabeça para os dois lados.

E deixo uma pergunta pra vocês: O que faz um cosplayer ser tão especial a ponto de ganhar tando assim?

Fonte: Nikkan Sports e Twitter

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis Instagram:Anime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!