Infringiu as leis de trânsito? Episódio 6 de Super Cub gera polêmica no Japão e até autores famosos respondem!

É inegável que a adaptação em anime Super Cub retrata bastante a realidade quando explicam sobre como funcionam as scooters e a produção até usou um Super Cub de verdade (motos muito parecidas com a Honda Biz aqui no Brasil) para fazer toda a gravação de som e animação. No entanto, alguns notaram que estavam errados sobre algo elementar: as leis de trânsito.

ATENÇÃO: O texto a seguir pode conter um ou mais SPOILERS do episódio em questão, é por sua conta em risco continuar lendo.

Desde quando foi ao ar o episódio 6 do anime Super Cub, baseado na série de novels de Tone Koken e ilustrados por Hiro em 14 de Maio, muita gente deve ter notado no final do episódio a cena em que a personagem Koguma leva sua amiga Reiko de carona. Uma cena bonita para o episódio que foi ao ar, afinal você vê o rosto alegre das personagens passeando na moto, mas uma coisa pouca gente havia notado ou, apenas quem mora no Japão notou: Isso era proíbido naquele momento e abaixo você vai entender porque.

Alguém notou:

A situação foi relatada pelo usuário do Twitter @yamsan0, que escreveu:

“Episódio 6 do Super Cub. A história e o cenário eram ótimos. No entanto, fiquei desapontado com a cena em que Koguma e Reiko andam de scooter juntos. Tudo bem porque Koguma já tem sua carteira, mas ele está infringindo a lei porque tem que passar mais de um ano antes de poder transportar um passageiro . Sabendo que a Honda cooperou na produção, eu me pergunto se eles simplesmente não perceberam.”

A observação é totalmente válida, pois o portal Japanistry oferece uma explicação no artigo “OBTENDO UMA LICENÇA DE MOTOCICLETA NO JAPÃO (Obtendo uma licença de motocicleta no Japão )”. Em seu último parágrafo, ele explica: “Finalmente, você deve observar que não é permitido transportar um passageiro dentro de um ano após obter sua licença de motocicleta (três anos até que você possa transportar um passageiro nas estradas). Transportar um passageiro nas seções centrais da rodovia da capital (shutoko) é geralmente proibido para todos, independentemente de experiência e idade.”

Quem comentou?

A situação agravou-se a tal ponto que chegou às manchetes do popular portal japonês Yahoo! News Japan, onde também foi notado que a obra original especifica que Koguma está ciente de que está cometendo uma infração, algo que foi omitido na adaptação animada e que removeu a coerência narrativa. Além disso, o fato de a situação se tornar viral também permitiu que chegasse aos ouvidos do autor Tone Koken, criador da franquia.

Koken escreveu no Twitter: “Que depois de ver Reiko sofrer na frente dela, Koguma decide obedecer às leis de trânsito e aos seus professores, é um tipo de personagem que nunca poderia escrever. Na adaptação animada de “Super Cub”, a produção me disse de antemão que o fato de as duas andarem de scooter era uma violação das leis de trânsito.”

O autor da adaptação do mangá da franquia, Kanitan, também comentou sobre o assunto:

“Não só mangá e anime, mas qualquer trabalho de entretenimento, nenhum deles é livro didático, então não acho necessário que os personagens estejam absolutamente corretos.”

Reki Kawahara, famoso autor das light-novels originais de Sword Art Online e Accel World, também se juntou aos comentários, lembrando:

“Acho que existe algo chamado ‘limite ético’ que é automaticamente determinado em sua extensão pela construção do mundo, caracterização e tom de uma obra. Não acho que ninguém causaria o caos se alguém violasse a lei em Golden Kamuy, mas se isso acontecer em Yurucamp, certamente haverá. Acho que é isso que está acontecendo aqui.”

E não parou por ai:

Nessa semana que se passou, a polêmica que era pequena se tornou grande e, várias personalidades da indústria do entretenimento expressaram sua opinião sobre o assunto, conforme revelou o portal japonês Yahoo! News Japan:

“Yuuki Iwai (34) da dupla de comédia Halaichi expressou sua resposta às críticas sobre a cena em Super Cub onde as duas protagonistas andam de scooter. No sexto episódio desta série, a protagonista, uma estudante do ensino médio que acabou de tirar sua licença para motocicleta, anda de scooter com a amiga como passageira . Nas redes sociais, um grande número de pessoas apontou que a ação é uma violação das leis de trânsito, uma vez que não é permitido transportar passageiros até um ano após a obtenção da licença.”

Super Cub
Reiko: “-Estou lendo os comentários e consultando o DETRAN japonês aqui, por sorte você não levou nenhuma multa!”, deve ser por isso o sorriso da Koguma! xD

A cena e a polémica gerada não pararam, sobretudo depois que autores e personalidades a comentaram. Em 27 de Maio, Iwai escreveu no Twitter:Muitas pessoas apontaram que o fato de duas pessoas andarem de scooter um ano após a obtenção da licença é uma violação da lei. Eu me pergunto se as mesmas pessoas vão tentar cancelar Lupin III já que roubar é crime.”

A postagem atraiu comentários como: ‘”Será que Lupin algum dia terá que usar cinto de segurança?“, “Mesmo que seja um anime, temo pelo dia em que a frase “Isto é uma obra de ficção” tenha de estar presente durante toda a transmissão” e “Espero que não tenha efeito na indústria da animação.

Por fim, Iwai concluiu com uma segunda publicação que dizia:Reclamar da produção porque algo que acontece num anime é ilegal, é misturar realidade com ficção, é uma meia crítica. Você sabe que é ficção, mas segue os padrões da realidade.” Ele continuou: “Então, se você acha que tem um cérebro bidimensional, tem total liberdade para chamar a polícia quando vir quem cometeu um crime em um anime.


Sobre Super Cub:

O anime Super Cub adapta a novel de Tone Koken e Hiro. AKadokawa Sneaker Bunkocomeçou a lançar a novel em Maio de 2017. Kanitan lançou uma adaptação do mangá no site da revista Newtype Comic em Dezembro de 2017.

A história da novel desenrola-se à volta de Koguma, uma menina do ensino médio em Yamanashi. Ela não tem pais, amigos ou hobbies e a sua vida diária é vazia. Um dia, Koguma compra uma moto Honda Super Cub usada. É a primeira vez que ela vai para a escola de moto. Ficar sem combustível e recorrer a desvios torna-se uma pequena fonte de aventura na vida de Koguma. Ela está satisfeita com esta estranha transformação, mas a sua colega de classe Reiko acaba por lhe dizer que ela também vai para a escola de moto. Um clube Super Cub começa a abrir o mundo de uma menina solitária, apresentando-a a uma nova vida cotidiana e amizade.

A adaptação em anime produzida pelo Studio KAI, dirigida por Toshiro Fujii (Boruto: Naruto Next Generations) e roteirizada por Toshizo Nemoto (Macross Delta, Last Hope, Inu X Boku SS) estreou em 7 de Abril nas TVs japonesas.  A Funimation está transmitindo o anime online para fora do Japão.

Nota do Editor: É claro que estamos falando de uma obra ficcional, mas se tem uma ponta de realidade, acho que a equipe de produção deveria ter levado isso em consideração, no entanto, para mim foi uma das cenas mais bonitas do anime. Agora, independentemente se você a considera mais levada para ficção ou realidade, lembre-se de você ai que está lendo seguir e respeitar sempre as leis de trânsito e, ao menos nisso faça como a Koguma, use capacete e todos os equipamentos de segurança e mantenha em dia a manutenção de sua Super Cub, ou Biz, ou qualquer veículo que você tenha.

Super Cub - Koguma
Faça como a Koguma, desfrute de sua moto e dê este belo sorriso de satisfação!

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: Kudasai – Link 1, Link 2, Link 3; Twitter de yamsan0, Otakomu, Yaraon!

– Leia mais sobre os Animes da Temporada de Primavera 2021 aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!