fbpx
25 de setembro de 2021

Anime Xis

Notícias de Animes, Eventos, Reviews, Artigos, Podcast e muito mais!

[Triste Notícia] Morre aos 80 anos o jornalista investigativo e seiyuu de filme do Studio Ghibli, Takashi Tachibana

O jornalista Takashi Tachibana cobriu tópicos de corrupção governamental a aeroespacial, além de co-escrever o ''livro didático" de Nausicaä.

O jornalista e escritor de não-ficção Takashi Tachibana faleceu no início deste ano em 30 de Abril devido à síndrome coronariana aguda. Ele tinha 80 anos de idade. Sua família fez o anúncio em seu site oficial na manhã de quarta-feira (23/06).

Dentro anime, Tachibana é mais conhecido por expressar Seiya Tsukishima, o pai da protagonista Shizuku em Yoshifumi Kondō e  no filme do Studio Ghibli, Whisper of the Heart. Como resultado de sua colaboração de longa data e pesquisa com o Studio Ghibli, ele serviu como o “navegador” e co-autor de Bungeishunju, Ghibli no Kyōkasho 1 Kaze no Tani no Nausicaä (Ghibli Textbook I: Nausicaä of the Valley of the Wind), um exame literário do primeiro filme de Hayao Miyazaki.

Tachibana nasceu na cidade de Nagasaki em 1940. Depois de se formar na Universidade de Tóquio , tornou-se redator da revista mensal homônima da editora Bungeishunju.

Fora do mundo da animação, Tachibana era conhecido por seu trabalho no jornalismo investigativo, sendo creditado como uma figura importante no envolvimento do ex-primeiro-ministro Kakuei Tanaka nos escândalos da Lockheed – uma série se subornos de pessoas da Lockheed em negociações de vendas de aeronaves durantes durante os anos 1950-1970.

Tanaka foi preso em 1976, em boa parte devido aos escândalos da Lockheed, e foi julgado culpado por dois tribunais inferiores. Contudo, o caso permaneceu aberto até sua morte, em 1993, aos 75 anos. Em 1985, ele sofreu um derrame e em 1989, se aposentou oficialmente da política. Posteriormente, foi diagnosticado com diabetes e morreu em decorrência de uma pneumonia em dezembro de 1993. Ele era filiado ao Partido Liberal Democrata, frequentemente conhecido pela sigla americana LDP.

Ao longo de sua carreira, Tachibana escreveu artigos e publicou livros de não ficção sobre política, história, aeroespacial, ciência, tecnologia médica e pesquisa médica.

Nós da Equipe Anime Xis lamentamos o falecimento do jornalista, pesquisador e seiyuu Takashi Tachibana e deixamos aqui os nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs.

Fontes: NHKThe Mainichi Shimbun via ANN

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!