Editoras Kodansha, Shueisha, Shogakukan e Kadokawa estão processando a Cloudflare por “permitir pirataria”

Mais uma vez o tema envolvendo pirataria x direitos autorais vira assunto por aqui. As editoras japonesas KodanshaShueisha, ShogakukanKadokawa entraram com uma ação contra a empresa americana de segurança na web Cloudflare no Tribunal Distrital de Tóquio no início deste mês no valor de 400 milhões de ienes (mais de 3,4 milhões de dólares americanos), alegando que infringe direitos autorais de editores ao distribuir dados de sites dedicados à pirataria de mangás.

A notícia foi divulgada pela Livedoor News por meio de fontes da indústria. Na luta contra a pirataria de mangás, o “olho por olho” entre editoras e operadoras de sites de internet continua mesmo após o fechamento do site “Manga Mura”, que foi considerado um dos maiores do Japão.

As editoras decidiram agora que estes operadores de pirataria estão sediados no exterior e é difícil de identificar. Segundo os envolvidos, os maiores sites de pirataria contratou a Cloudflare para distribuirem dados de mangá dos servidores da empresa no Japão.

“A CloudFlare é um sistema gratuito que atua como um proxy (intermediário) entre os visitantes do site e o servidor. Ao atuar como proxy, a CloudFlare salva temporariamente o conteúdo estático do site, o que diminui o número de solicitações ao servidor, mas ainda permite que os visitantes acessem o site”, escreveu uma fonte sobre o funcionamento da ferramenta web.

NOTA DO EDITOR: Aqui mesmo no Anime Xis, todas as páginas acessadas por vocês são intermediadas pela Cloudflare, reduzindo o tempo de carregar as páginas e sendo salvas nos server da Cloudflare, algo parecido como salvamento em cache, e ajuda a outros usuários a acessarem mais rápido a página, mesmo em caso de algum problema no host em que o nosso site é hospedado.

O site de pirataria de mangás recebe 300 milhões de visitas por mês e distribui ilegalmente cerca de 4.000 itens, incluindo títulos populares como Shingeki no Kyojin (Attack on Titan) e One Piece. A esse respeito, um representante da Cloudflare comentou sobre o assunto: “Não estamos diretamente envolvidos na violação de direitos autorais. Não somos a raiz do problema”.

NOTA DO EDITOR [2]: Não sei não hein. Eu particularmente acho que não vai dar em nada. O que vocês acham. Deixem nos comentários.

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: Livedoor News via Kudasai

– Leia mais sobre Mangás aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso Canal no Youtube?

Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!