fbpx
24 de setembro de 2021

Anime Xis

Notícias de Animes, Eventos, Reviews, Artigos, Podcast e muito mais!

{Quinta-Sama} Colaborações entre Animes e Esportes são eficazes?

Um escritor de um site japonês sobre futebol faz uma analise e questiona se os projeto de colaborações "Ani X Soccer" é uma falha. Será mesmo?
O artigo {Quinta-Sama} de hoje fala sobre os projetos de colaborações entre Animes e Esportes, dando mais enfase no "Ani X Soccer", criado este ano com as parcerias de três clubes de futebol com três séries de animes. Porém, um escritor de um site sobre futebol fez uma analise onde questionou se este projeto era uma falha e deu seu ponto de vista. Será que é tão difícil assim juntar fãs de animes com fãs de futebol?
Este artigo tem o intuito de fazer uma analise, despertar o interesse dos leitores a ponto de gerar opinião. Boa leitura e divirta-se!

 

Ani X SoccerO projeto Ani X Soccer (Animação X Futebol) reuniu três times de futebol que disputam a segunda divisão do Campeonato Japonês de Futebol Profissional, a J-League 2: Tokyo Verdy, FC Gifu e Mito Hollyhock, que fizeram parcerias com três séries de animes: Amagi Brilliant Park, No-Rin e Girls Und Panzer, respectivamente. A ideia inicial era de trazer um novo público aos jogos de futebol, além de aumentar as receitas e o reconhecimento dos nomes dos clubes.

Print

Mas será que estas colaborações foram bem sucedidas? Em um artigo feito por Masaru Gotō, escritor do J-Ron, um site japonês para fãs de futebol, ele examinou o assunto que foi intitulado por ele “Was Anime × Soccer Ultimately a Failure?” (O Anime X Soccer foi uma falha?) e foi critico em seus comentários:

“Anime é fundamentalmente uma atividade interna, enquanto o futebol é um espetáculo ao ar livre. É incerto se fãs de anime estão realmente interessados ​​no jogo. Além disso, o público fã de anime não se mistura muito bem com espectadores de futebol. A cena que vimos atrás do gol do Giravanz Kitakyushu (Outro clube de futebol da J-League 2), uma mistura de faixas da torcida com banners de personagens moe de animes (sem mencionar qual era essa torcida), é uma coisa que você não pode se acostumar. Eles juntos seriam algo como água e óleo.”

Gotō salienta que as colaborações são principalmente concebidas para beneficiar os clubes, uma vez que eles estão se esforçando mais do que os animes. No entanto, as colaborações não resultaram num aumento de expectadores. No primeiro jogo do projeto de colaboração, o Tokyo Verdy atraiu apenas 12.217 expectadores, enquanto o terceiro jogo deste projeto, o Mito Hollyhock atraiu apenas 3.514 expectadores e o FC Gifu atraiu 3.178 expectadores em seu sétimo jogo no campeonato, que teve esse projeto acontecendo. “Se eles estavam esperando um aumento direto no número de espectadores graças aos animes, você só pode concluir que eles perderam seu objetivo”, descreve Gotō.

Ani X Soccer - Mito Hollyhock vs FC Gifu

No entanto, todas as equipes ainda estão dando continuidades ao projeto de colaboração Ani X Soccer. E por que isso?

Segundo o escritor, os três animes escolhidos foram de forma bastante deliberada e como já dissemos antes aqui no Anime Xis, todos os três animes se passam em áreas onde corresponde a sede de cada um desses clubes: Oarai, cidade de Girls Und Panzer está ao lado da cidade de Mito; Amagi Brilliant Park se passa no subúrbio oeste de Tóquio (mesmo local onde se passam as séries Toaru Majutsu no Index e Toaru Majutsu no Railgun, que foram parceiros do Tokyo Verdy no ano passado); e no No-Rin, que se passa numa fazenda localizada na região de Gifu. Em particular, Mito e Gifu estão mais ansiosos para aumentarem sua visibilidades e receberem um número maior de turistas. As lutas das garotas do ensino-médio em Girls Und panzer e as lutas para manter o parque de diversões funcionando em Amagi Brilliant Park também são paralelos adequados às lutas de seus respectivos times de futebol.

Durante uma das partidas realizadas dentro deste projeto de colaboração, o lado de fora da cidade de Gifu apresentou barracas caracterizadas da série No-Rin:

Colaborações - Ani X Soccer - Becky's Cafeteria - No-Rin - Gifu
Os fãs que iam para o estádio puderam visitar a “Becky’s Cafeteria”, em Gifu
Colaborações - Ani X Soccer - Vaca - No-Rin - Gifu
E também, aprenderam a ordenhar uma vaca! (A vaca era de mentira, viu)

Ainda haverão confrontos desses times que fazem parte do projeto: dia 27/09 se enfrentam Mito Hollyhock vs. FC Gifu; e no dia 18/10 se enfrentam Mito Hollyhock vs. Tokyo Verdy. Mesmo com a capacidade do estádio de Mito ser de até 5.000 expectadores, a esperança que tenham uma grande procura por ingressos e que quebrem um pouco os comentários dados pelo escritor do site.

Vale lembrar que não é apenas o futebol que está envolvido com animes. Anteriormente, clubes de beisebol também começaram projetos de colaborações, em especial, para aumentar vendas de mercadorias e aumentar suas visibilidades. Em destaques está o time do Hokkaido Ham Fighters que fecharam parceria com a Vocaloid Hatsune Miku e também o Chiba Lotte Marines que fez parceria com a série de anime Oreimo.

Possivelmente, as parcerias com clubes de beisebol devem render mais visibilidade e atrair mais fãs de animes do que no futebol, já que no Japão, o beisebol é mais popular do que o esporte da bola nos pés.

A Crônica:

To Aru series - MIKOTOInfelizmente, não consegui nenhuma outra informação de animes que fecharam parceria com outros clubes ou entidades esportivas, mas acredito que este projeto Ani X Soccer tem muito chão pela frente. É uma ideia boa no meu ponto de vista, mas temos que manter os pés no chão já que este é um projeto interessante mas muito inseguro e como vocês puderam ler na descrição do artigo, nem é certeza se o retorno é garantido. Quem sabe no próximo ano de 2016, o pessoal dê continuidade nesse projeto de colaboração e incluam mais clubes e animes.

Já pela J-League 2, restando 11 rodadas para acabar a competição, o Tokyo Verdy vêm fazendo uma boa campanha e pode conquistar o acesso a primeira divisão, pois o clube está em 4º lugar com 49 pontos (14V – 7E – 9D). Já Mito Hollyhock e FC Gifu vivem em situação contraria: O time de Mito está em 19º lugar, à duas da zona de rebaixamento, com 31 pontos (7V – 10E – 13D). Já o Gifu está em 21º e penúltimo lugar com 29 pontos (8V – 5E – 17D), já na zona de rebaixamento. Acho que os torcedores vão ter que apoiar um pouco mais para evitar os descensos destes dois clubes.

Artigo elaborado com base do texto de Masaru Goto no site J-Ron.

– E ai, o que acha? Acredita que o Ani X Soccer pode crescer ainda mais? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente.

Leia outras edições do Quinta-Sama aqui no Anime Xis!

Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!