ACONTECEU: Universidade Norte-Americana tem curso sobre Garotas Mágicas!

sailor-moon-image
Se não estudar agora, será punido em nome da Lua!

Quando você está na faculdade, além das matérias obrigatórias do seu curso, você pode escolher algumas optativas ou extracurriculares para colocar um algo a mais em seu currículo, mas muitas vezes, dependendo do curso há tantas opções que você pode acabar gostando ou não, que fica dificil escolher. Mas se de repente você se depara com uma matéria chamada “Leitura e Escrita sobre Garotas Mágicas”. Com certeza, você fã de anime, achou a classe ideal e uma escolha fácil.

SIM amiguinho, “Garotas Mágicas”, “Magical Girls” ou “Mahou Shoujo” foram assuntos em sala de aula. Esta matéria especifica foi realizada no último semestre na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos como uma das 101 matérias de Inglês introdutório e ao final dele, o professor forneceu uma analise profunda do curso. Abaixo, alguns dos objetivos colocados no curso:

“● Compreender os tropos básicos e as metodologias do gênero de Garota Mágica.
● Use o gênero para introduzir princípios básicos do feminismo.
● Pergunta se interesses de nicho como o anime podem elaborar sobre questões teóricas de estética versus política de uma forma significativa.
● Conecte o gênero de garotas mágicas a questões maiores de importância política.
● Ensinar os alunos a escrever (isto é, afinal, um curso de inglês de nível introdutório).”

Opa, perae… Política? Estética? Feminismo? Claro, nada contra já que são assuntos da atualidade, mas acho que chegamos a pensar que este era apenas um curso para assistir animes!

garotas-magicas-aula-sailor-moon
A aula de hoje é sobre Sailor Moon e o brilho da luz da Lua!

Simplificando, a matéria ainda faz parte de uma grade curricular de um curso escrita em Inglês introdutório, de modo que o ponto é fazer os alunos se animarem sobre como escrever e interagindo com a mídia. Segundo o professor, escrever nem sempre tem que ser sobre pessoas mortas e livros antigos, ele pode ser tão vivo como nós! E se as garotas mágicas podem fazer os alunos escrever e interagir, então hey, por que não?

Madoka Mágica - image
Estudar ou ser uma garota mágica? Por que não os dois?

Aqui estão alguns dos materiais utilizados no curso, tendo episódios de todas as belas obras de animes de garotas mágicas, bem como alguns desenhos animados americanos:

Little Witch Academia
Sailor Moon: “O nascimento da estrela da Lua!”
Cardcaptor Sakura: “Sakura e o Festival de artes da escola”
Revolutionary Girl Utena: “Nanami’s Egg”
Bakemonogatari: “Cat Tsubasa: Parte 2”
Puella Magi Madoka Magica, em Sua totalidade.
As Meninas Superpoderosas: “Igualdade de lutas”
Steven Universe: “Um beijo indireto”

E aqui é apenas um trecho do programa da classe:

Semana 7
Segunda, 26 de Setembro – Leitura: “Beyond corpete-Rippers: Como Novels de romances chegaram a abraçar o feminismo.”
Quarta, 28 de setembro – Interpretando Bakemonogatari: “Cat Tsubasa: Parte 2”
Sexta, 30 de setembro – Leitura: Sianne Ngai: “The Cuteness of the Avant-garde”

Este assunto caiu no Reddit e olha abaixo algumas das reações nos comentários dos internautas:

“Eu nunca pensei que esse dia chegaria em minha vida.”
“Eu pensei que era uma piada, mas é uma verdadeira aula?!”
“Eu me pergunto o que o professor faria se uma aluna disse:” Eu tenho que sair da aula cedo ou vai ser tarde para os meus deveres de garota mágica! ‘ ”
” Eu quero aprender sobre meninas mágicas ”
” Por que tinha era essa matéria quando eu estava na faculdade?! Não é justo!”

Muitos outros também lamentaram que sua faculdade não teve um curso semelhante, ou que eles simplesmente nasceram tarde demais para fazer parte de uma era gloriosa de anime sendo ensinada na escola. Mas não se preocupe! O professor que ensinou a classe carregou uma palestra que ele deu, intitulado “Grace v. Glamour: The Duality of Sailor Moon”. Você pode vê-lo abaixo, assim como muitos outros vídeos semelhantes no seu canal no YouTube.

Confira o vídeo da palestra abaixo. (Nota: O vídeo pode estar bloqueado dependendo da sua região):

Como o professor vêm recebendo ótimas criticas online e a maioria das pessoas parecem estar entusiasmadas pela matéria, parece que é só uma questão de tempo antes de cursos semelhantes começarem a aparecer em todo o resto do mundo.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que temos Animes relacionados com as salas de aula. Ultimamente no Japão isso vai acontecendo aos poucos. Em 2015, a Universidade de Tóquio deu uma aula sobre Madoka Mágica. Mais recentemente, outra universidade japonesa colocou Jojo’s Bizarre Adventure em suas aulas de Geografia, além de Bakemonogatari virar assunto em literatura, um projeto de bobina tesla por alunos do ensino médio tocou a música de abertura de K-on! e é claro, não poderemos esquecer dos livros didáticos de inglês usados em escolas japonesas, de onde surgiu a personagem Ellen Baker.

Com tantas séries de Mahou Shoujo, acho que teremos aula por um ano inteiro!

O que acha? Assunto em aula não vai faltar!

– Bom, já estou pegando todas essas dicas para deixar minhas aulas nas escolas bem mais atrativas. Quem chegar atrasado e conversar em classe, vai ficar no corredor carregando baldes de água! 😀

Fonte: Yurukuyaru, Reddit via RocketNews

  • E ai, o que você acha? Já pensou em estudar sobre Garotas Mágicas? Comaprtilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

Confira outras curiosidades clicando neste link!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter: @Anime_Xis e Instagram: Anime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!