Tokyo 2020: Governo planeja manter o Comiket no Tokyo Big Sight em meio as Olimpíadas

O governador de Tóquio, Yuriko Koike, declarou durante uma conferência de imprensa na última sexta-feira que o governo metropolitano de Tóquio está atualmente em discussão com “todos os envolvidos” para formular um plano de usar o centro de convenções Tokyo Big Sight para convenções e exposições – incluindo o bi-anual Comic Market, ou Comiket em 2020, juntamente com o uso planejado da instalação como principal centro de imprensa e centro internacional de radiodifusão para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020. Koike afirmou que a edição do Comiket de verão daquele ano está tentativamente planejado para o West Hall de 01 a 05 de Maio durante as férias de Golden Week no Japão (a edição de verão do Comiket é tradicionalmente realizada na metade do mês de Agosto).

O governo de Tóquio inicialmente proibiu Tokyo Big Sight de uso público entre Abril de 2019 a Outubro de 2020. De acordo com o plano original, o Comiket não poderia ser realizado Tokyo Big Sight por três edições consecutivas (seriam o Comiket 96 em Agosto de 2019, Comiket 97 em Dezembro de 2019 e o Comiket 98 em Agosto de 2020). Além do Comic Market, cerca de 300 eventos usam o local anualmente.

Olimpic games

O governo de Tóquio ainda está avançando com os planos para fornecer um espaço de exibição temporário para expositores e eventos em uma área perto da estação Rinkai Line’s Tokyo Teleport, ela própria localizada na mesma área de Odaiba como o Tokyo Big Sight. Koike esclareceu que este plano ainda está em vigor e que o espaço estará disponível por um total de 35 dias durante 2020 (01 a 14 de Julho e 10 a 30 de setembro) e que continuará a operar até Novembro de 2020. A área planejada para o espaço temporário é de 24.000 metros quadrados (5,9 acres) e estará disponível a partir de Abril de 2019. Comparativamente, a área de exposição do Tokyo Big Sight tem 80.000 metros quadrados (19.7 acres) de tamanho.

Lado de fora do Tokyo Big Sight (imagem: Tokyo Otaku Mode)

O governo começou a construção de um novo salão e renovação no Tokyo Big Sight no verão do ano passado, em preparação para as Olimpíadas de 2020, que ocasionaram no fechamento de muitas cabines e expositores da indústria no Comiket de verão do ano passado em Agosto de 2016, fechando o espaço após dois dias (em vez dos três habituais). O novo salão será aberto em Julho de 2019, mas será fechado por motivos de segurança para as Olimpíadas de Abril a Outubro de 2020.

O Comiket distribuiu questionários aos círculos e expositores de dōjins no ano passado. Avaliou se as pessoas participariam do evento se tivessem lugar em Osaka ou Nagoya.

O último evento foi o Comiket 92, o Comiket de verão deste ano , realizado de 11 a 13 de Agosto. Ele atraiu cerca de 500 mil participantes durante os três dias. O Comiket 93 será realizado de 29 a 31 de Dezembro, ainda no Tokyo Big Sight.


A Crônica:

Parece que onde os Jogos Olímpicos passam, uma baderna é gerada. Foi assim em Atenas 2004, Londres 2012 e claro, Rio de Janeiro 2016. De exceção nessas últimas edições é Pequim 2008 que lá os chineses ainda conseguiram realmente conseguiram algum proveitos pelas obras feitas (mesmo a maioria sendo usadas para outras coisas). Nos outros anteriores, muito dos parques olímpicos ficaram praticamente abandonados e ficou para trás uma dívida para cada um dos países. Os piores casos são de Atenas, que até hoje conta os boletos para pagar e o pior de todos e não preciso ficar dizendo aqui é o do Brasil, que além de estar tudo sucateado e uma dívida enorme (que rebaterá sobre o povo), ainda é investigado por compra de votos.

Bom, mas o assunto aqui é o Japão e você pode perceber o seguinte: Nenhum país onde as olimpíadas acontece está a salvo da bagunça que o COI faz. A prova disso já é ter que deslocar eventos para outros locais e datas e, ainda realizar obras (além dessas relatadas na matéria, também está acontecendo a construção de um novo Estádio Olímpico de Tóquio no lugar do anterior que foi demolido há 2 anos). Por sorte, o Japão é um país que tem muitos recursos e creio que vai conseguir realizar as olimpíadas sem o menor problema, mas é meio chato você ter que tirar seu evento ou deixar de fazer alguma atividade em um local por conta de que aquele espaço será ocupado por qualquer outra coisa. Infelizmente assim como aconteceu como vários lugares no Rio (Estádios do Maracanã e Nilton Santos foram dois grandes exemplos), tiveram seus dia-dia normais afetados.

Acima de tudo, não levem esta bagunça para o lado esportivo. Afinal, os atletas, juízes, comissões técnicas e também que vai até Tóquio para ver as olimpíadas, não tem culpa dessa bagunça toda feita por causa das organizações dos jogos olímpicos, tanto para o comitê local no Japão e tanto do COI.

Alô galera de Paris, 2024 as olimpíadas, vão se preparando!


Fontes: Tokyo Metropolitan GovernmentThe Japan Times, Hachima Kikō via ANN

  • E ai, o que você acha? Já imaginou o Comiket fora do Tokyo Big Sight? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

– Confira outras notícias de eventos aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas