Oscar 2017: The Red Turtle vai concorrer, mas Kimi no Na wa. ficou fora!

Oscar 2016Nesta terça-feira (24/01) a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista dos indicados à receberem o 89º Oscar. Como já anunciamos anteriormente haviam 4 filmes animes nos indicados, mas apenas um deles vai concorrer ao prêmio de melhor longa-metragem de animação.

The Red Turtle, de Michael Dudok de Wit, Wild Bund, com animações do tradicionalíssimo Studio Ghibli foi a única animação japonesa que estará concorrendo à estatueta de melhor animação. Seus concorrentes serão Kubo and the Two Strings (Focus Features), Moana (Disney), My Life As a Zucchini (GKIDS) e Zootopia (Disney).

the red turtle - movie 1

O filme é o mais recente trabalho do premiado animador holandês e diretor Michael Dudok de Wit (O Monge e o Peixe, Father & Daughter). Studio Ghibli co-produziu o filme com a produção e distribuição de filmes empresa francesa Wild Bunch (co-produtores de The Secret World of Arrietty ).

Enredo:

Após sobreviver a um naufrágio, um homem se vê em uma ilha completamente deserta. Lá ele consegue se manter, através da pesca, e tenta construir uma jangada que lhe permita deixar o local. Só que, sempre que ele parte com a embarcação, ela é destruída por um ser misterioso. Logo ele descobre que a causa é uma imensa tartaruga vermelha, com quem manterá uma relação inusitada.

Confira ao PV do filme:

O Diretor Wit mudou temporariamente para Koganei em Tóquio (onde é a sede do Studio Ghibli) para trabalhar no filme, completando storyboards e os cenários em seu tempo lá, enquanto Isao Takahata do Studio Ghibli o auxiliava. Takahata também serviu como o “produtor artístico” para o filme. Pascale Ferran (Bird People) escreveu o roteiro do filme.

O filme foi exibido no Festival de Cannes em Maio 2016 e ganhou o Prêmio Especial do Júri na secção Un Certain Regard do festival. O filme estreou no 40º International Annecy Animation Film Festival em Junho. No Japão, o filme estreou em 17 de Setembro com o título Red Turtle – Aru Shima no Monogatari (Red Turtle – A Certain Island’s Story).

A animação do Studio Ghibli e Wild Bunch estreou em 18 de Novembro em Los Angeles para na semana de qualificação para o Oscar e também foi exibido em Nova York. A Sony Pictures Classics começou começou a exibir The Red Turtle em mais cinemas norte-americanos em de 20 de Janeiro.

the red turtle - movie 2

O filme também foi indicado ao Annie Award na categoria Best Animated Feature – Independent. A Broadcast Film Critics Association (BFCA) nomeou o filme na categoria Melhor de Animação para concessões da escolha dos 22nd Annual Critics’ Choice Awards, mas Zootopia ganhou o prêmio.

O curta animado Father & Daughter (Pai & Filha) do diretor ganhou o Oscar de Melhor Curta de Animação em 2001. The Red Turtle é o seu primeiro longa-metragem.


E se foi que nem eu, que apostava tudo que Kimi no Na wa. de Makoto Shinkai estaria na disputa, lamento dizer mas caímos do cavalo. O filme que se tornou uma hype entre os fãs, recordista de bilheteria em vários países do mundo e que se tornou a 2ª maior bilheteria de animes do Japão, não entrou nas indicações e está fora do Oscar.

Kimi no na Wa - movie

Outras duas animações japonesas que foram pré-nomeadas e também estão fora são: Kingsglaive: Final Fantasy XV, filme CG animado de Takeshi Nozue e da Visual Works e, Miss Hokusai de Keiichi Hara e Production I.G. A canção “La Venus” da banda X Japan, produzida para o documentário “We Are X”, também havia sido pré-indicada ao Oscar na categoria Canção Original, mas não recebeu a indicação. Também não haverá nenhum curta japonês disputando ao Oscar.

No ano passado, três animes chegaram a ser pré-indicados ao Oscar de melhor animação: Omoide no Marnie (When Marnie Was There) do Studio GhibliBakemono no Ko (The Boy and The Beast) de Mamoru Hosoda (The Girl Who Leapt Through Time, Summer Wars, Wolf Children) e  o filme religioso UFO Gakuen no Himitsu (The Laws of the Universe Part 0) da organização religiosa Happy Science (Kōfuku no Kagaku). 

Omoide no Marnie foi classificado, mas acabou perdendo o Oscar para Inside Out da Pixar.

Oscar 2017

A cerimônia de premiação do Oscar 2017 será realizada em Los Angeles, EUA na noite de 26 de Fevereiro. No Brasil você poderá assistir a transmissão pela TV Globo em sinal aberto e pelo canal TNT na TV por assinatura.

– Agora, vamos esperar para ver quem leva o Oscar de melhor animação.

  • E ai, o que acha? Será que o anime tem chances de bater alguma produção das indicadas? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

Mais notícias de animes? Clique neste link!

Mais notícias sobre Cinema? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas