Anime Turismo: Moradores relatam problemas causados pelos peregrinos fãs de animes

A revista de economia Money Post publicou um artigo sobre as possíveis desvantagens causadas pelo aumento das peregrinações anime na última década. O artigo publica várias citações de moradores e pessoas relacionadas a agências de turismo que são diretamente afetadas pelo boom do turismo anime.

Uma área comercial de Numazu, Shizuoka, caracterizada com banners e mercadorias de Love Live! Sunshine!!, anime que se passa na cidade. (imagem: Money Info)

A cidade de Numazu, na província de Shizuoka, sofreu um aumento de visitantes desde o lançamento de Love Live! Sunshine!! em 2015. Segundo o estrategista-chefe do turismo Norihito Masuda, a cidade recebeu 4 milhões de visitantes por ano na época em que foi lançado, número que aumentou 600 mil dois anos depois. O centro de informações turísticas próximo aos locais de anime receberam 13 vezes o número de visitantes de anos anteriores.

Dia Kurosawa: – Como assim, tem gente bagunçando na cidade? Pegue a pessoa, bata nele com um gato morto e só pare quando o gato miar, entendeu?! (Anime: Love Live! Sunshine!!)

Segundo alguns moradores, há preocupações com distúrbios em locais particulares. A escola secundária da vida real, que foi inspirada para a escola retratada no anime, tem agora uma placa nos portões da frente, tanto em inglês quanto em japonês, dizendo aos visitantes que somente pessoas relacionadas à escola têm permissão para entrar.

Os locais afirmam que “fãs zelosos entraram no local sem permissão e tiraram fotos dos alunos… Por causa disso, a escola teve que colocar um aviso para evitar problemas”.

O dono de uma loja de alimentos também comentou com ambivalência o enxame de visitantes que eles receberam depois da sua loja ser retratada num anime. “Os fãs não param os seus carros e até ocupam o estacionamento das lojas ao lado”.

O artigo também faz referência ao vandalismo das tampas de esgoto de Love Live! Sunshine!! em Numazu no ano passado, levando a cidade a retirar temporariamente as tampas. Elas foram reinstaladas quatro meses depois com câmaras de segurança.

Uma das tampas de buero de Love Live! Sunshine!! que foram vandalizadas em 2018.

No entanto, o artigo observa os efeitos económicos positivos do turismo anime, bem como o fato de que, em alguns casos, os locais continuam a atrair turistas anos após o término da exibição do anime. O professor de estudos de turismo Ken Okamoto disse que os efeitos econômicos em áreas retratadas na NHK tendem a durar apenas dois anos antes de desaparecer, mas existem alguns animes, como Girls und Panzer e Lucky Star, que continuam a trazer números constantes para os seus locais da vida real ano após ano.

Nota do Editor: Se forem visitar algum lugar retratado em algum anime, lembre-se, você está entrando na casa dos outros, lembrem-se de se comportarem, não sujar as ruas, não incomodar os habitantes locais e, claro, não esqueçam de nos mandarem fotos… e lembrancinhas também!

Fontes: Money Post via ANN

– Leia mais sobre Anime Turismo aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!